Na última quinta-feira (24), os alunos da 6a série do ensino fundamental da Escola Municipal Maria de Lourdes Pedroso Perin, no município de Corumbataí, desenvolveram uma série de atividades ambientais às margens do rio que leva o mesmo nome da cidade. A iniciativa faz parte do projeto “Educomunicação sociambiental na bacia hidrográfica do rio Corumbataí” e a oficina foi oferecida pela mestranda Vivian Baittani.
Na ocasião, cerca de 40 alunos realizaram diversas atividades de educação ambiental: coleta de água do rio para análise de qualidade; estudo da mata ciliar, das espécies vegetais e da fauna da região. Aplicaram também questionários junto aos moradores ribeirinhos para pesquisar a percepção e relação deles com o Corumbataí.
A transformação do espaço durante as últimas décadas foi uma das grandes discussões levantadas na visita ao rio. Hábitos como pescar e nadar, comum à população idosa da região, não são freqüentes entre os jovens. A partir do ambiente estudado durante a saída de campo, as crianças puderam refletir sobre os direitos e deveres dos cidadãos e do poder público para conservação dos recursos naturais na qualidade de vida dos corumbataienses.
A visita ao Corumbataí mostra que é possível fazer cidadania, ciência, educação e comunicação ambiental, relacionando tudo isso a uma proposta interdisciplinar de trabalho com os alunos, promovendo a interação entre eles, a equipe do projeto e professores da escola.
A próxima etapa da oficina vai acontecer dia 6 de outubro, quando os alunos irão produzir um fanzine com o material coletado e produzido nesta saída de campo.
por Marcio Oliveira, jornalista e mestrando do Programa de Ecologia Aplicada (Cena e Esalq/USP)